Contemporâneo com diversificada linguagem e estrutura dramatúrgica formada através de poemas de todos os tempos, que vão de William Shakespeare à Elisa Lucinda e canções de Beethoven a Frejat e, obras de ate da artista plástica “Beth Turkieniaz”, dividido em 3 tempos e seis tópicos: A SOLIDÃO, O ENCNTRO, A PLENITUDE, A PERDA, A SAUDADE, A REDESCOBERTA. O espetáculotransforma a palavra literária em ação cênica, a interpretação em emoção.E o marco principal da peça, era este poema. Escrito por Daniel Costa, que fez um dos papeis principais(o mesmo cara que fez o Gato Malhado, na peça O gato Malhado e a Andorinha Sinhá):
AMOR busca ser um verdadeiro desafio para quem o faz e uma grande aventura para quem o sente.
O amor esteve aqui
Num dia como outro qualquer,
Súbito fomos apresentados.
Chegou sem cerimônias, de maneira fogosa, alegre inesperada.
Me causou surpresa, palpitação, calor, alegria.
Nos entendemos de cara.
Sem convites, cheio de intenções
Se instalou em mim
Eu era sua casa, ele tinha seu abrigo.
Éramos felizes.
Lembro seu cheiro de flor, colônia de céu quente, de vento rápido na face
De carne a suar.
Lembro do que me ensinou, do que arrancou de mim, do que me deu.
E fez das minhas manhãs preguiçosas, tardes de loucuras e noites de pecados.
Meu nome era felicidade!
Eu tinha todos os anos da eternidade,
me deitava no prazer, acordava na paixão,
Tomava alegria e comia fantasia.
Lavou a minha alma, limpou a minha casa,
pregou nas minhas paredes quadros de ternura,
ascendeu minha lâmpadas de esperança
e embora não tivesse prometido parecia querer ficar.
E ficou o tempo em q duraram as mãos dadas,
os olhares roçados, os beijos roubados,
os abraços demorados, carícias
e as promessas q nunca foram cumpridas.
Num dia como outro qualquer... Súbito partiu.
Se foi sem cerimônia, de maneira fria, cruel, inesperada.
Me causos surpresa, palpitação, angustia, tristeza.
Nos separamos de cara.
Sem notícias, cheio de certeza,
se afastou de mim.
Hoje me chamo solidão,
já não me restam muitos anos.
Me deito na tristeza,
Acordo no abandono,
Tomo lágrimas, como saudade.
Já não sou o mesmo,
mas quem é depois q ele passa em nossas vidas?
Minha casa esta pronta,
minha porta esta aberta
e eu estou na janela dessa vida.
Talvez um dia ele volte.
Talvez não.
É, quem sabe um dia,
Talvez...
Ele, que como um pássaro perdido, esteve aqui.
Entrou em minha sala na aurora de um dia
Voou seu vôo mágico e, no crepúsculo partiu.
Para quem interessar possa.
Esse é um registro banal,
um simples relato de um qualquer.
Que é feliz, não por ter visto o vôo de um pássaro, mas,
Com ele ter aprendido a voar.
Porque...
O amor esteve aqui!Daniel Costa
Amor é uma palavra linda, de inumeros significados, inumeras sensações e inumeros sinonimos. Pegue o dicionario e veja por si proprio. Varias pessoas usam o amor pra exemplificar tudo que não sabe explicar, mas é forte e intenso. Seja la se o sentimento forte seja de felicidade ou de dor.
Mil poetas escreveram poemas de amor, mas me diga se mais que a metade teve uma vida amorosa digna de seus poemas de amor? Como diz Pessoa:
O poeta é um fingidorE é a pura verdade... Nem todos os poetas terminaram a vida casados e com filhos, mas souberam tocar o coração de pessoas enamoradas e até formaram relacionamentos. Isso quer dizer que falar de amor é facil. Sim sim, é facil. Díficil mesmo é viver um amor, e sobreviver com ele até o fim.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
Dor que deveras sente
Amar é facil... Sentir também, principalmente quando é gostoso de se sentir. Amor não precisa de motivos e pré requisitos, damesma forma que pra odiar também não precisa.
Você olha a garota, ela olha pra vc. Vocês se comprimentam timidamente, começam a conversar. Logo trocam telefones, e ficams onhando acordadas com o proximoe ncontro. No qual tudo parece ser ainda mais colorido e fofo e pode até rolar o primeiro beijo. e quem diria... você esta apaixonada. Simples assim.
Pode parecer tudo muito facil... Mas quem nunca se apaixonou assim por alguem, ou se encantou por alguem dessa forma?
Então o sentir aumenta mais e mais. Você tem necessidade dos beijos, abraços, carinhos e amassos da pessoa amada. E só dela ir embora você ja sente saudade. As vezes você sente que conhece a pessoa a mais de uma vida em tão pouco tempo. E todos os prazeres proporcionados por essa pessoa faz você querer exclusividade, algo mais serio, um compromisso.
E nesse complexo sentimento de posse, pode começar varios outros sentimentos passando sobre o amor. Ai vem ciume, possessividade, desconfiança, medo, tesão, paixão, carinho, solidariedade, companheirismo, etc. E por incrivel que pareça, esses sentimentos "abaixo" do amor tem mais força do que ele para decidir o destino de cada relacionamento.
Isso torna o amor facil. Você pode amar alguem intensamente sem nem ao menos ver a pessoa, de só ouvir a voz dela por algum aparelho e ainda ama-la escondido. Vendo-a, tocando-a e amando cada coisinha que ela faz... Mas em segredo. Isso é o que mais, acredito eu, que chegue a se aproximar do amor puro.
Mas isso gera confusões de pensamentos. Você pode dizer que seu namorado não te ama mais, porque não te liga ou anda indiferente, ou não é o mesmo de antes. Mas na realidade ele ta tendo outro tipo de sentimento que não o faz agir como antes, não por falta de amor. O amor pode estar la, de boa. Mas tem outros sentimentos que andam aparecendo mais e mais.
Ontem senti falta da Ana Luiza. Eu falo que a amo sem crises e perturbações. Porque simplesmente... Eu a amo. Mas são tantos sentimentos que me impedem de sei la, expressa-lo como deveria, como gostaria... Da mesma forma que não consigo mais dizer que amo a Clara depois de tudo que conversamos, algum sentimento veio na frente me impedindo de expressa-lo também.
Isso prova, que o amor existe. Sim sim, existe. Porque só de ver a janela da Ana piscando ja me faz abrir um sorriso, mas falo um Oi... e parece que some. Da mesma forma da troca de carinho que ainda reina entre mim e a Clara, mas não me sinto confortavel pra expressar qualquer sentimento outra vez porque me sinto insegura. O que faz esse amor "sumir" são outros sentimentos que o camuflam ou fingem se-lo.
To me sentindo meio sem sentimentos hoje, chorei feito criança. Sem saber o porque, só sabia que doia, e doia MUITO. O que me fez lembra de minha vó, que me dizia que fazia mal engoli choro. Tinha é que chorar mesmo. Da mesma forma que eu engulo sentimentos maus e uma hora eles se soltam sem motivos aparentes, porque não da mais pra serem armazenados. A cota se esgotou quando outro queria entrar.
Mas infelizmente sentimentos para existir depende dos outros. Diretamente. É hipocresia falar que vc não depende de ninguem e nem do amor de ninguem. Ninguém é feliz sozinho, todos precisam de alguem que o faça se sentir importante ou querido. Até os mais solitarios que batem no peito dizendo que não precisam de ninguem, tem um cachorro esperando na porta ele voltar com o rabo abanando, totalmente dependente.rs
Os anos passaram e eu fui me tornando forte, ao mesmo tempo muito fragil. Não tenho sentimentos solidos, nem motivos que me levam a te-los solidos. Me tornei a solitaria que não tem um cachorro abanando o rabo, mas em compensação tem um computador com varias pessoas que necessitam de sua ajuda.
Mas e quando eu precisar ajuda, quando eu quiser um colo, quando eu quiser que alguem resolva meus problemas, quando eu quiser que alguem me ajude em meus relacionamentos... Nunca tenho.rs Pode ser pq meus problemas sejam complexos demais, ou realmente ninguem esta interessado.
Eu queria um dia encontra alguem, que fosse meu porto seguro da mesma maneira que acabo sendo ate pra quem nunca me viu. Alguem que cuidasse de mim, estivesse comigo, que fikasse comigo e que fosse minha e eu fosse dela.
Mas isso é algo remoto de se acontecer...
Mas enquanto não acontece o amor brinca de ciranda-cirandinha com a minha vida, quando eu resolvo estabiliza-la me aparece alguem pra fazer começar a brincadeira de roda tudo outra vez...
Enfim... o amor é um sentimento puro, ele nunca morre. Ele só desaparece no meio de outros sentimentos. Então, se vc realmente ama alguem... Não deixe outros sentimentos ultrapassarem o seu amor ou ate mesmo esconde-lo ou sufoca-lo. O amor tem que ser livre, sempre.
Tudo que for feito com amor, vale a pena. Independente do final ser feliz ou não. Mas se realmente for amor, o final sera sempre feliz. Independente de que final seja.

e sabe amar
sofrer faz parte desse trajeto
cada amor que se da
é um pedaço do coração que se vai
quando encontramos quem também
nos da um pedaço de seu amor
podemos então colocar no espaço
que ficou faltando
… tentando assim preencher os espaços vazios
Hoje talvez falte um pedaço ou outro
porque não a quiseram completar…
mas estou feliz
Que amo e amei…
Que sofri e chorei…
mas que meu coração será sempre assim
carregando um pouco dos amores que amei…
(Nil Tojal, um bardo solitário.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário